October 31, 2006

Ai, meu miocárdio!

"Comparações, desgostos, gostos. Sinto que vou infartar."

DESDE OS TEMPOS MAIS PRIMÓRDIOS!

"Eu cantarei a Terra, Mãe de todas as coisas. Inabalável ancestral do mundo. Origem de tudo que se arrasta sobre o solo, nada no mar, voa no ar. De ti, augusta deusa, nascem as belas crianças e os belos frutos, pois tu lhe dás ou retiras a subsistência segundo tua vontade. Da riqueza que espalhas, na abundância de teu coração, o homem retira todas as coisas: a colheita que enche os campos e o gado robusto que lá prospera..." Homero (samba enredo aqui!)
SEXTA-FEIRA PRÓXIMA, DIA 03/11, ESTAREMOS NÓS, DIVAS PORPURINADAS, PRATICAMENTE FACEIRAS, SAMBANDO NA QUADRA DA ROSAS DE OURO. FAREMOS NOSSAS CARTEIRINHAS E MARY NOS ENSINARÁ COMO SAMBAR COM ESTILO, JÁ QUE SOMOS BRANQUELAS AZEDAS E NÃO TEMOS O SANGUINHO DO SUINGUE EM NOSSAS VEIAS. AI, ADORO CARNAVAL!!!

October 30, 2006

There was something in her smile, in her eyes, in her timeless and natural elegance.

Não sei exatamente como acontece, mas todas as vezes que ele me olha como quem não quer nada eu simplesmente me arrepio da cabeça aos pés. Quando me toca eu estremeço e quando não está por perto eu viro alguma coisa toda pensamentos desejosos. There´s something about him... Algo que não sei explicar. Talvez suas gentilezas, nossa cumplicidade, o afeto, seus gestos, as poucas palavras que dizem tudo... Pode ser também obra dos seus ombros largos e de suas mãos grandes, dos seus 1,88 de altura. Sua voz grave, seu sorriso fora do comum, suas habilidades ilistáveis... Ele é inteligente, novinho, sensato, querido, só me surpreende, me deixa pensativa, me ajuda, me atrapalha toda, preenche tudo que assim deveria ser preenchido. Devidamente. Madly in love, completely in peace. Cada dia uma entrega, uma novidade, uma segurança e mais uma dúzia de inseguranças partidas do pressuposto de que quando mais eu o amar, mais loucuras farei. Minha intensidade não permitiria ser diferente, eu simplesmente sinto vontade de segui-lo, não importa muito pra onde. Abrir a minha agenda e encontrar um 'te amo imensamente' com a sua assinatura foi a melhor coisa da minha manhã.

Daquela dor que não só eu sei.

"Só sei que não vejo um povo progredindo, crescendo e melhorando. Vejo apenas um bando de gente ignorante de barriga cheia e com filhos formados na escola do conformismo."

October 27, 2006

Afagando o ego-cão ou PARABÉNS MÁ!

Márcio, amigo de longe (Curitiba), fez sua monografia super talentosa, com tema super legal e interessante e pediu um helpisinho. Sagá, que AMA paparicar e cortejar os amigos queridos mais do que rápido correu e abraçou de corpor e alma o pedido simples, mas feito de coraçãozão, ganhando um espacinho nos agradecimentos do garoto:

"Agradeço à minha orientadora professora Mestre Andréa Maria Carneiro Lobo por aceitar esta orientação, mesmo com o projeto já iniciado, dividindo seus conhecimentos e dedicando seu tempo para este trabalho. Ao professor Fávio Villas-Boas Trovão por me orientar no início deste trabalho, dando a base necessária para que este tivesse continuidade. Aos colegas da primeira turma de Relações Internacionais que mesmo com os problemas que tivemos durante todo curso, conseguimos estar aqui hoje. Aos funcionários Coordenadoria de Qualificação Profissional da Secretaria do Trabalho Emprego e Promoção Social do Estado do Paraná, pelo apoio e confiança durante os dois anos de estágio. Agradeço à Clarissa Barbosa por fazer parte da minha vida e me ajudando desde junho de 2005. E a minha familia pelo apoio e pela paciência durante esses vinte e dois anos, principalmente nos últimos quatro anos . "

Simplesmente morro de orgulho e felicidade desses meus amigos.

October 26, 2006

Da Selvageria, cenas da cidade ou da multiplicidade inerente

Cena 1 - Esta cidade me dá calafrios. Quando morava em Osasco não estava tão atenta para tudo que acontece, mas agora que moro no centro de SP, perto de pelo menos 4 hospitais, 1 corpo de bombeiros e o centro empresarial da cidade, não consigo ficar alheia mais. O fato é que ontem uma mulher caiu nas vias do trem, exatamente debaixo do vagão onde estavam a Aly e meu namorado, na estação Granja Julieta. Ele me ligou dizendo o que tinha acontecido e disse que iriam pra Lapa de ônibus, isso era por volta das 18h. Quando foi mais ou menos 20:40 ele me ligou denovo, dizendo que estavam no terminal da Lapa ainda por conta do trânsito na marginal, claro. Ele a levou para casa e me ligou já beeeem mais tarde dizendo que havia chegado lá em Itaquera, não tenho nem noção de que horas eram. Aly que já tinha fobia de trens, está impressionadíssima com o acidente.
Cena 2 - Ontem uma mulher, dentro de um carro, buzina pro motorista do ônibus que eu estava e reclama dele ter parado no meio da rua. Instantes antes eu reparara nas olheiras dele e no copo de café comprado na barraquinha. Então ele responde: 'Moça, você não pode ser tão nervosa assim no trânsito. Aqui é correria, é cansaço. Não é como aí. Não te fechei nem prensei seu carro, não precisa ficar nervosa!' Um ônibus cheio, ele correndo muito, um pouco mais à frente um entregador de biclicleta atravessa na frente do ônibus e este acaba 'tocando' na roda traseira da biclicleta, que voa longe, mas o ciclista não se machucou. Dois errados. Logo mais, um chevete muito velho é dirigido por um cara que percebe que estava passando da entrada que tinha que pegar e atravessa com tudo na frente de um corsa e o ônibus freia bruscamente. O motorista solta 'Se tivesse mais perto desse carrinho teria passado por cima já que os freios deste ônibus estão muito ruins.' Você teria subido no ônibus se soubesse que os freios estavam muito ruins?! Apesar de imaginar que nada poderia estar bom, já que a grande maioria dos ônibus Vila Gilda são um lixo -e de tantas outras linhas, convenhamos-.
O fato é: nesta cidade caótica, tem gente pra se aventurar e arriscar a vida dos outros. Outro fato curioso dos ônibus e seus motoristas: para evitar que o ônibus de trás (da mesma linha) chegue ao final antes dele, corre feito louco, atravessa faróis, faz curvas em alta velocidade, com pelo menos 60 pessoas a bordo. Irresponsabilidade, necessidade de cumprir horários apertados? Muitas coisas erradas. Tanto o sistema de trabalho das pessoas quanto suas posturas diante estas. O que nos resta é fazer nossa parte, andando com atenção, cuidado, dando bronca quando nos sentimos desprotegidos e em perigo na mão de motoristas de ônibus preocupados em manter seu ganha pão e esquecendo da parte humana da coisa.
Na Alameda de cima da minha faculdade um menino de 10 anos foi baleado pois passava com a mãe na calçada enquanto ladrões de carro trocavam tiros com a polícia. Coisa de segundos. No bairro do Jardins. Hoje de manhã o ônibus saiu com um atraso grande do ponto pois na estrada do M. Boi Mirim ouve uma batida de carros e um deles pegou fogo. O incrível é que cheguei mais cedo do que o normal no trabalho de tanto que o motorista correu. Aposto que cada um de vocês citaria pelo menos 2 casos repentinos de acidentes ou tragédias. Motorista de ônibus fretado que teve infarto fulminante e perdeu o controle, entrando numa casa; trólebus que se rompe na 9 de Julho, outro na subida de uma ponte não sei onde... enfim...
Estamos sim expostos à traumas que a cidade pode nos causar. É a 'vida loka'! É a irresponsabilidade de uns com os outros! Questão de postura. Claro que não só isso, afinal as tragédias acontecem na mão do acaso também, nunca sabemos ao certo. Temos é que cuidar da nossa mente, mantendo-nos saudáveis, cautelosos e não se amedrontando, afinal, mesmo sendo uma certa selvageria essa cidade, a lista de boas coisas também é gigantesca.
___
Ow, sabia que hoje eu descobri um comando de busca do Google que eu não sabia que existia! Muito prático para quando queremos definições exatas de termos ou expressões, inclusive estrangeiras. Você vai lá e digita 'define: tal coisa' e ele te mostra definições de acordo com diversos sites. Ainda dá pra buscar em várias línguas. Hoje eu precisava saber o que era exatamente fulfillment e não é que deu certo!

October 25, 2006

Primeiro problema










Madame Problème

Mas... já?!


Mini-rosas, Ana Karenina edição especial, Calvin, Valentina, restaurante japonês, Teerã não tem mais romãs, camiseta do São Jorge, tequila, amor, sorriso, risadas infindáveis, abraços, beijos, colo, nasty things, incensos, postais, furgãozinho antigo de brinquedo da coca-cola... todo um universo de coisas que me fazem ser uma pessoa melhor por estar com você, que me deixam calma em tempos conturbados, que acalentam meus dias e que me fazem amar. 2 meses. Mas já?

Em nossas vidas há muitas romãs


Ontem a terça feira me surpreendeu. Deixou de ser um dia estático e insosso e ganhou cores pintadas por pessoas queridas. Teve filme Iraniano no Centro Cultural São Paulo ( Em Teerã não há mais romãs...) Te ve presente lindo da amiga linda que eu amo muito (Lendo Lolita em Teerã, sonhoooo de consumo, que ganhei da minha Sagá...) Teve gente fazendo chifrinho na projeção pra achar os meus dois pequenos perdidos que sentaram do lado do mendigo... E como não poderiam faltar, histórias de nossas vilas, de nossa infância, nossas casas e nossos sonhos de criança. Onde foi meu dia de Teerã. Tanta coisa se correlaciona na poeira do tempo, sem que agente perceba....Tantas infinitas possibilidades, portas e janelas por onde podemos escapar surtivamete. Adoro a sensação de ficar transbordando de sentimentos bons. Paixão, amor e sabor de romã na boca.

October 24, 2006

Focus yourself, girl. Just remember to focus yourself.

Sempre existe alguém nos observando. Sempre. Avaliando-nos, testando, brincando. É do ser humano observar o que o vizinho está fazendo da vida. Quantas vezes já não me surpreendi com pessoas comentando sobre minha pronúncia do inglês, sobre minha forma de organização no trabalho etc. Coisas que apenas prestando atenção poderiam reparar. Às vezes a Fortuna não tá do nosso lado e a chefe passa exatamente naquele instante que você está completamente atrapalhada na sua mesa, com telefone tocando, assinando documentos, entregando coisas, recebendo pessoas e tudo zoneado, tudo desorganizado e caótico, sendo que dois minutos antes estava tudo em seu devido lugar.

O fato é: sempre se espera mais, muito mais de nós. Em casa, no trabalho, na faculdade... sorte daqueles, que como eu, tem amigos desprovidos da pretensão desmedida, que me encaram como sou e sabem que minha essência simplista fala mais alto do que a auto-glamourização entoada.

O mais importante, porém, é saber onde queremos chegar e como faremos. Caminhos existem vários, uns mais fáceis, outros nem tanto... mas existem.

October 19, 2006

Arte Naïf no Brasil


De 16/10 a 23/11 no Citigroup (SP)
Lindo. Muito simples e lindo.
Sagá se recuperando do soco na cara que a universidade deu, mas já conseguindo pensar nos planos futuros e nas possibilidades e providências a serem consideradas. Afinal, camarão que dorme a onde leva, né Tupis? Ainda estou um tanto quanto assustada, sinto dores de cabeça constantes e insônia, mas sei que em breve tudo estará acertado. Só não é tão simples conseguir raciocinar 100% quando pegam seus planejamentos e jogam na lata do lixo solenemente. Porém, tenho consciência ecológica e sei fazer reciclagem. Alguém aí já teve que reformular toda ums estratégia de vida?

October 18, 2006

E-mail de hoje de manhã para amigos

Gente, Ontem foi o pior dia da minha vida em muito tempo. Meu curso da faculdade fechou, ou seja, me fodi. Tenho algumas cartas na manga, uma delas é uma tentadora proposta do meu coordenador (fazer mais 1 ano de história e 1 de especialização, saindo no final dos 4 anos -dois q eu já cursei- graduada e pós-graduada) que estou pensando em aceitar. Tive uma conversa com meu pai quando cheguei em casa. Durou quase 2 horas e meia. À partir de hoje minha postura diante a vida está mudada, foi o primeiro passo, apenas uma decisão, porque a parte difícil vem agora, que é justamente colocar isso em prática. Não vou ficar explicando tudo pra vcs, não por falta de consideração, mas pq acho q não é necessário, além de ser uma história sem fim. Quero que entendam que tal postura é para alcançar meus objetivos de vida, que há mto tempo eu mal sabia mais quais eram, não sabia mais onde queria chegar ou como eu faria. Talvez vcs pensem que estou exagerando, mas não, meu discurso estava sendo bem diferente dos meus atos. Bem mesmo. Não digo que vou me isolar e estudar 24hs por dia, mas aviso que esse replanejamento não conta mais com baladas todo santo fim de semana, perder aula de espanhol por noitão entre outras coisas. Como disse meu pai, ainda tenho 21 anos, muitas possibilidades, inúmeras capacidades, mas ainda me faltam AQUELA VONTADE, POSTURA, DISCIPLINA E INICIATIVA para chegar onde quero. Ah, estamos falando do Itamaraty, carreira diplomática, ok? Uma carreira mais concorrida do que medicina da USP, mas que é a paixão da minha vida. Então, felizmente acordei para tudo o que eu não estava fazendo, acordei ainda em tempo de reverter e de me empenhar...

Não, eu não to feliz neste exato momento. Mudar é difícil -eu não ia entrar nestes detalhes pq já tenho lágrimas brotando dos olhos-, mas alguém um dia disse que é muito mais importante a direção do que a velocidade da mudança... e eu comecei.

Beijos, Clarissa Aquela mesma, a que ama vocês e que está assustada.

PS: sem "so sorry's", por favor.

October 17, 2006

Info News From Sagástica Girl with pain in her backs...

Dores infernais nas costas. Infernais mesmo. Mas vamos abstrair!

___

Fiz um blógue que poderia chamar "The dark side of Sagá", mas prefiro auto entitular-me de Madame Problème!

___

Namorado mais lindo do mundo todo anda me acalmando à distância esses dias. Coisa mai linda da mãe!

___

Maldição do coelho feioso: no flog mais perto de você!
Simplesmente hilária! Todos os seus favorites postando coelhos feiosos, coelhos feiosos dominando telinhas de flogs, postagens engraçadas e verdadinhas hilárias!!! 'A maldição é a seguinte: deves postar esta foto horrível e uma lista de 6 coisas que as pessoas não sabem sobre ti ou suportar um ataque de um coelho gigante com um tiro na cara, quando estiveres lavando os cabelos de olhos fechados. Depois, tens que repassar a praga para 6 flogueiros. '
Não questionem!

October 16, 2006


Coisas enlouquecedoramente irritantes POR FERNANDA YOUNG
Uma musiquinha chata que gruda em nossos ouvidos.
Uma sujeirinha que gruda em nossa roupa.
Um namorado ou uma namorada grudentos.
Um barulhinho que você não consegue identificar.
Tirar visto para os estados unidos.
Poder morrer pegando gripe de um frango

Gestos irritantes para se fazer
Erguer dois dedos em "paz e amor",quando se fecha alguém no trânsito.
Rabiscar o ar com caneta invisível, quando se pede a conta ao garçom.
Botar a mão para fora da janela, quando se for fazer uma curva.
Apontar para o próprio pulso, quando se pergunta as horas.
Esfregar as unhas no peito, dizendo que "sujou", quando alguém se aproxima.
Aquele gesto "rock'n roll", dos dedos fazendo chifrinho, em qualquer situação

Como irritar um ato sexual
Colocar como fundo musical a trilha de "a noviça rebelde".
Chupar as coisas fazendo barulho.
Ficar repetindo um mesmo gemido do começo ao fim.
Aproveitar a posição que você se encontra para coçar uma coceira.
Morder um dente de alho antes, um cangote fábiote e um mamilo depois.
Insistir em colocar a língua em lugares que o outro não quer.
Homens, errem o clitóris.
Mulheres, acertem o saco.



-----------------------------------------------------------------



Feriadão legal, com direito a ver a Lubi no churrasco lá em casa na quinta-feira fazendo “Chupa engole” com vinho e cerveja... Hahaha, Meu Deus menina, você promete hein!
Sexta light, fui pro Ibiras Andar de Bike, fiquei tão podre que fui dormir às 10 da noite.... Sábado de Dj club e um porrezinho engraçado. Já brigou bêbada? Não faça isso!!! Eu sequer lembro o motivo pelo qual eu me debulhei em lagrimas com o Charles e depois morri de dar risada por não saber o motivo... Bizarrices de Aly...kkkk
Pessoas novas, pessoas velhas, amigas e muitas coisas... Etâ vida!
Domingo caseiro, pastel e sorvetinho de morango....Porque nós somos um casal que come!

E agora, sobrevivendo numa segunda-feira de chuva....é mole?

Pós-feriado=ressaca moral!

Hoje acordei cedo, bem cedo para trabalhar. Não queria chegar atrasada, queria na realidade, chegar antes de muitos para poder dar um 'bom dia' acompanhado de sorriso para o maior número de pessoas possível que cruzassem a minha porta. Queria sentar na minha mesa, organizar a bagunça de correspondências acumuladas no feriado+fim de semana todinho, ligar meu micro, ler uns e-mails, pegar meu cafezinho de toda manhã feito pela Dona Cida e trabalhar e produzir e ultrapassar metas e elevar a excelência do meu trabalho. Ainda estou no meio do caminho. Dor de cabeça e cólica diminuem meu ritmo e, como não existe mulher-maravilha nenhuma, vamos seguindo assim.

Tenho uma reunião com o coordenador do meu curso hoje na faculdade. Dependendo do que ele vier nos falar muitas coisas podem mudar. Principalmente o caminho que estou trilhando para chegar onde quero. Decisões e mais decisões.
Mas acredito mesmo que se a vida fosse cheia de certezas ela seria, no mínimo, nula de possibilidades.

October 11, 2006

Pequenas cores, da minha aquarela, formando grandes artes, minhas e suas


Bom dia, amigos! Depois de uma conjuntivite (que ainda não sarou completamente) estou voltando, cheia de pensamentos e muitas outras coisas.

Hoje recebi por e-mail este texto abaixo que reflete muitas das minhas convicções. Muitas mesmo, tanto que há um tempo atrás apresentei à vocês o Slow Food, lembram? Leiam, vale a pena. Não vou escrever grandes reflexões, mas vale salientar que pequenas atitudes e comportamentos menos egoístas podem fazer maravilhas, que tudo, no fundo, é questão de respeito por si e pelos outros.

"Texto escrito por um brasileiro que vive na Europa. Já vai para 18 anos que estou aqui na Volvo, uma empresa sueca.Trabalhar com eles é uma convivência, no mínimo, interessante. Qualquerprojeto aqui demora 2 anos para se concretizar, mesmo que a idéia sejabrilhante e simples. É regra. Então, nos processos globais, nós(brasileiros, americanos, australianos, asiáticos) ficamos aflitos porresultados imediatos, uma ansiedade generalizada. Porém, nosso senso deurgência não surte qualquer efeito neste prazo. Os suecos discutem, discutem, fazem "n" reuniões, ponderações. Etrabalham num esquema bem mais "slow down". O pior é constatar que, nofinal, acaba sempre dando certo no tempo deles com a maturidade datecnologia e da necessidade: bem pouco se perde aqui. E vejo assim:
1. O país é do tamanho de São Paulo;
2. O país tem 2 milhões de habitantes;
3. Sua maior cidade, Estocolmo, tem 500.000 habitantes (compare comCuritiba, que tem 2 milhões);
4. Empresas de capital sueco: Volvo, Scania, Ericsson, Electrolux,ABB, Nokia, Nobel Biocare... Nada mal, não?
5. Para ter uma idéia, a Volvo fabrica os motores propulsores paraos foguetes da NASA.
Digo para os demais nestes nossos grupos globais: os suecos podemestar errados, mas são eles que pagam nossos salários. Entretanto, vale salientar que não conheço um povo, como povo mesmo,que tenha mais cultura coletiva do que eles. Vou contar para vocês uma brevesó para dar noção. A primeira vez que fui para lá, em 90, um dos colegas suecos mepegava no hotel toda manhã. Era setembro, frio, nevasca. Chegávamos cedo naVolvo e ele estacionava o carro bem longe da porta de entrada (são 2.000funcionários de carro). No primeiro dia não disse nada, no segundo, noterceiro... Depois, com um pouco mais de intimidade, numa manhã, perguntei: - Você tem lugar demarcado para estacionar aqui? Notei que chegamoscedo, o estacionamento vazio e você deixa o carro lá no final. Ele me respondeu simples assim: - É que chegamos cedo, então temostempo de caminhar. Quem chegar mais tarde já vai estar atrasado, melhor quefique mais perto da porta. Você não acha?" Olha a minha cara! Ainda bem que tive esta na primeira. Deu pararever bastante os meus conceitos. Há um grande movimento na Europa hoje, chamado Slow Food. A SlowFood International Association - cujo símbolo é um caracol, tem sua base naItália ( o site, é muito interessante. Veja-o! ). O que o movimento SlowFood prega é que as pessoas devem comer e beber devagar,saboreando osalimentos, "curtindo" seu preparo, no convívio com a família, com amigos,sem pressa e com qualidade. A idéia é a de se contrapor ao espírito do Fast Food e o que elerepresenta como estilo de vida em que o americano endeusificou. A surpresa, porém, é que esse movimento do Slow Food está servindode base para um movimento mais amplo chamado Slow Europe como salientou arevista Business Week numa edição européia. A base de tudo está no questionamento da "pressa" e da "loucura"gerada pela globalização, pelo apelo à "quantidade do ter" em contraposiçãoà qualidade de vida ou à "qualidade do ser". Segundo a Business Week, os trabalhadores franceses, emboratrabalhem menos horas( 35 horas por semana ) são mais produtivos que seuscolegas americanos ou ingleses. E os alemães, que em muitas empresasinstituíram uma semana de 28,8 horas de trabalho, viram sua produtividadecrescer nada menos que 20%. Essa chamada "slow atitude" está chamando a atenção até dosamericanos, apologistas do "Fast" (rápido) e do "Do it now" (faça já).Portanto, essa "atitude sem-pressa" não significa fazer menos, nem ter menorprodutividade. Significa, sim, fazer as coisas e trabalhar com mais "qualidade" e"produtividade" com maior perfeição, atenção aos detalhes e com menos"stress". Significa retomar os valores da família, dos amigos, do tempolivre, do lazer, das pequenas comunidades, do "local", presente e concretoem contraposição ao "global" - indefinido e anônimo. Significa a retomadados valores essenciais do ser humano, dos pequenos prazeres do cotidiano, dasimplicidade de viver e conviver e até da religião e da fé. Significa um ambiente de trabalho menos coercitivo, mais alegre,mais "leve" e, portanto, mais produtivo onde seres humanos, felizes, fazemcom prazer, o que sabem fazer de melhor. Gostaria de que você pensasse um pouco sobre isso... Será que osvelhos ditados "Devagar se vai ao longe" ou ainda "A pressa é inimiga daperfeição" não merecem novamente nossa atenção nestes tempos de desenfreadaloucura? Será que nossas empresas não deveriam também pensar em programassérios de "qualidade sem-pressa" até para aumentar a produtividade equalidade de nossos produtos e serviços sem a necessária perda da "qualidadedo ser"? No filme "Perfume de Mulher", há uma cena inesquecível, em que umpersonagem cego, vivido por Al Pacino, tira uma moça para dançar e elaresponde: - Não posso, porque meu noivo vai chegar em poucos minutos. "Mas em um momento se vive uma vida" - responde ele, conduzindo-anum passo de tango. E esta pequena cena é o momento mais bonito do filme. Algumas pessoas vivem correndo atrás do tempo, mas parece que sóalcançam quando morrem enfartados, ou algo assim. Para outros, o tempodemora a passar; ficam ansiosos com o futuro e se esquecem de viver opresente, que é o único tempo que existe. Tempo todo mundo tem, por igual! Ninguém tem mais nem menos que 24horas por dia. A diferença é o que cada um faz do seu tempo. Precisamossaber aproveitar cada momento, porque, como disse: John Lennon, "A vida éaquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro"... Parabéns por ter lido até o final! Muitos não lerão esta mensagematé o final, porque não podem "perder" o seu tempo neste mundo globalizado. Pense e reflita, até que ponto vale a pena deixar de curtir suafamília. De ficar com a pessoa amada, ir pescar no fim de semana ou outrascoisas... Poderá ser tarde demais! Saber aprender para sobreviver... "

October 09, 2006

Das imperfeições das manhãs



Numa mesma manhã...

A cigana acorda no quarto barato de motel ao lado do cara com quem resolveu sair para dar, o conheceu na balada, parecia divino, mas a luz da manhã traz traços de realidade tão cruéis que parece aniquilar o efeito de beleza devastador da noite anterior. Ela olha para o lado, não encontra afeição, cobre os peitos com o lençol que foi lavado sem amaciante, olha para seu rosto cansado e de rímel derretido pelo espelho do teto, sente o amargo ressequido na boca de quem aceitou todas as vodkas de facilidades que lhe foram oferecidas. Levanta, procura silenciosamente suas roupas que não eram muitas, apenas uma saia justa, calcinha, blusinha pequena e saldálias de salto fino que ela sabia que a aniquilariam na volta pra casa, sem carro. Depois de vestir-se, olha novamente pro sujeito encorpado que ainda ronca na cama e sai, não arrependida, apenas incomodada com as imperfeições que a manhã trouxe a situação quase irrecusável antes.

Enquanto isso, uma viatura de polícia passa com uma travesti detida por tráfico de drogas. A travesti e os policiais negociam sua liberdade: seria serviço completo ou apenas boquetes? Um pacote mensal de provisões evitariam problemas futuros... dois encontros por semana em troca de conseguir passar seu padê pra frente. Era um preço justo.

Ele trabalha há anos naquela balada, já havia me confidenciado algumas vezes que estava apenas esperando seus projetos paralelos deslancharem para abandonar aquela vida de bartender barata e irritante. Naquela noite ele estava sozinho no segundo bar, no do final do longo balcão. Conversava com os amigos que chegavam por lá, reclamava do estresse que outros estavam causando e da sua irritação com o ambiente, apartava sujeitos briguentos. Eu pergunto à ele o que havia acontecido com o lugar, que de tão mudado não comportava mais rostos familiares, como se quisessem fazer o underground daquele inferninho ser elevado e ele me diz, como quem precisava convencer os frequentadores de que as mudanças estavam boas, que a casa estava reformulada. Isso não convencia nem à ele. Aquela noite fora muito longa e quando finalmente às 9 horas da manhã, ele encerrou as atividades do bar, preparou o que deveria ser preparado pro fechamento, pegou sua mochila, despediu-se das pessoas e teve sua vista completamente ofuscada pela placidez daquela manhã.

Enquanto isso, um bêbado jogado na calçada vê o bartender Cansado passando, estende a mão em busca de ajuda mas Cansado desvia, segue em frente e não olha para trás. O bêbado agoniza e morre sufocado em sua própria pocinha de vômito.

Aquele porteiro não aguentava mais ficar todas as madrugadas no escuro, com aquela mini TV ligada, fumando 1 maço de cigarro por noite, sem ter companhia e sem muito o que fazer. Os filmes da madrugada de sábado na TV não são lá muito instrutivos, mas para ele estava bom. Aproveitava-os, manualmente falando se é que vocês me entendem, de forma que aquele ato já se tornara mecânico. Cerca de 2 minutos de filme, levantava com cuidado da sua cadeira, ia até o banheirinho e se limpava. Fumava 1 cigarro do lado de fora da portaria, observando o movimento noturno que acontecia logo ali, depois dos portões do prédio. A madrugada de sábado era a mais animada da semana. Ele corre para abrir o portão para os 6 amigos que chegam no prédio, um deles era moradora, aquela que ele sabia que fumava cigarro de cravo. Essa foi a única agitação a noite toda. Já são 6 horas, o porteiro do turno seguinte chega, ele sobe para entregar os jornais antes de sair, pega suas coisas e sai do prédio, respirando o ar da manhã de domingo. Pensa que ainda consegue chegar em casa a tempo de ir à missa das 11, mesmo se passar num puteiro barato, aqueles onde o serviço completo é vintão, lá no centro da cidade. Não quis passar na padaria pois sabia que sua mulher o esperaria com o café da manhã simples muito bem servido à mesa de toalhas de plástico em sua casa.

Enquanto isso, uma puta num bordel qualquer fica à janela roçando a ponta de seus dedos nos mamilos nus, seus seios são lindos e ela os aprecia, sabe que foram caros. É interrompida pelo próximo cliente batendo à porta e pede por 2 minutos, ainda não havia se limpado depois do último programa.


Os 6 entediados buscavam soluções para aquela festa péssima, de música que não os agradava, de bebidas que não faziam mais o mesmo efeito, da falta de ilícitos, das necessidades intrísecas e dos desprazeres do dinheiro perdido. Tiveram boa idéia, iriam para um motel, todos os 6, todos os 3 casais, comprariam bebidas e tudo estaria perfeito. A noite traz sempre essas coragens consigo. Porém não encontraram sequer 1 quarto de motel vago na região, na realidade até encontraram 1 que não aceitava o cartão de crédito que possuíam. Então, preocupados com a rotina do dia seguinte de uma delas, resolveram que iriam todos para o apartamento da outra e assim o fizeram. Às 4 da manhã compraram pães na padaria, foram pro apartamento, comeram, arrumaram camas quentes e dormiram. A manhã seguinte não fora igual para todos. Cada 1 teve seu momento. Momentos perfeitos a seu modo. Cheios de amores e gratidões, apenas para estes a realidade que a manhã trouxe estava perfeita.

Enquanto isso, a moradora do apartamento do lado chora na sacada observando o movimento da rua. Já eram quase 7h e seu marido acabara de partir, deixando-a traída e acompanhada apenas por mobílias velhas e muita cocaína para fazer passar os dias.

October 06, 2006

Oh, God...

"Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos
não me peguem, tendo olhos não me vejam, e nem em pensamentos eles
possam me fazer mal. São Jorge,cavaleiro corajoso, intrépido e vencedor; abre os meus caminhos, ajuda-me a conseguir um bom emprego; faze com que eu seja bem quisto por todos superiores, colegas, e subordinados; que a paz, o amor e a harmonia
estejam sempre presentes no meu coração, no meu lar e no
meu serviço.
"
Tive um choque ontem. Um choque arrebatador. Um choque mais do que choque, um choque seguido de um banho de água gélida, que abriu meus olhos como a muito tempo não se abriam, que fez-me soltar um grito como pensei que já não fosse mais capaz. Todos nós temos a incrível capacidade de reclamar de barriga cheia, alguns passando mal de tanta fartura até. E porque digo isso? Pela fragilidade do ser, que ninguém repara, mas que quando dá um tapa na sua cara tudo o que consegue fazer é chorar pela sua imbecilidade e falta de ânimo na vida. Gente, ontem eu descobri que uma amiga extremamente querida da minha família está com um tumor na cabeça -novamente- e que desta vez é pior do que a vez passada. Ela tem 20 e poucos anos. Não quero dramatizar aqui não... mas preciso contar que ela nunca pode trabalhar pois tem desmaios constantes, viveu sempre em casa e com medo, sempre na iminência de um desmaio, fortes dores de cabeça, Prozac...
Agora, acompanhem a lamentação da tia, porque este é um post
de lamentações e baldes de água fria, saindo da caracterização deste blog, que
geralmente traz coisas boas pros leitores. Mas acreditem, o efeito surtirá de
forma benéfica. Tudo o que eu fiz por dias e dias foi reclamar que meu trabalho
só me cansa, só me estressa, que não era isso, não era aquilo, que a semana de
provas é uma merda, que tal professor é um chute no meu saco que eu não tenho,
que não tenho tempo, que meu pé, que minhas costas, que o dinheiro me falta e
blablabla... Balela. BALELA. Apesar de tanta insatisfação, já estava pensando em
mudar de rumos profissionais, conversei com o Ví, com a minha mãe e planejei
coisas. Depois que fiquei sabendo do que estava acontecendo, depois de chorar
muito, a primeira coisa que me veio à cabeça foi "reclamamos muito de barriga
cheia e não damos valor à intensidade na vida". Intensidade essa que me fez
redobrar o valor dado à tudo que me cerca, em sentido amplo e restrito, à
pessoas e aos meus amores infinitos, meus desejos de mudanças e à amplitude de
possibilidades. Intensidade essa que eu estava sentindo falta, logo eu, que me
julgo sagástica, que estava me entregando ao conformismo e à animosidade.
Conclusão mor: a vida é muito, muito curta. Somos infinitamente abençoados ao mesmo tempo que vivemos na dicotomia do frágil/forte. Temos tudo para conseguirmos o que queremos. Ponto.

October 05, 2006

My fuckin jesus!

Sagá tentando terminar a semana de provas da faculdade com alguma sanidade. Trabalho duro, isso. Salto alto de lady que sou, lots of books de estudante que não posso deixar de ser e sonhos, muito sonhos de crazy bitch, quase insandecida.

October 04, 2006


Se acaso me quiseres
Sou dessas mulheres
Que só dizem sim
Por uma coisa à toa
Uma noitada boa
Um cinema, um botequim
E, se tiveres renda
Aceito uma prenda
Qualquer coisa assim
Como uma pedra falsa
Um sonho de valsa
Ou um corte de cetim
E eu te farei as vontades
Direi meias verdades
Sempre à meia luz
E te farei, vaidoso, supor
Que é o maior e que me possuis
Mas na manhã seguinte
Não conta até vinte
Te afasta de mim
Pois já não vales nada
És página virada
Descartada do meu folhetim...


Atribulações aqui no trabalho, atolada ao pescoço. Chefe no pé.
Evento amanhã, aqui. Tanta coisa pra fazer...E ainda os garotos do curso de Audiovisual me convidam pra fazer um ponta no curta-metragem deles. Adivinha o Papel?
Garota de programa.
Gente, eu preciso aprender a dizer não.

Aguçando os sentidos

Não entendendo o porquê de certas neuroses, fui ao calendário. Batata: TPM. -calma, Ví!- Então, lady precavida que sou, resolvi desta vez fazer as coisas do jeito certo e regular a alimentação para não ficar, ou melhor, ficar menos afetada por toda aquela paranóia que mulheres exalam neste período e que nem é culpa delas diretamente! Conversei com a Sra. Minha Mãe, nutricionista muy buena, que me passou um cardápio pra que eu não fique tão abalada por dores, inchaços fenomenais, pele ruim, oscilações graves de humor e tudo mais que os namorados costumam ficar sem entender -Lubi, 'gritos' entram nesta categoria!-. Assim sendo, a partir de hoje e por uma semana e meia vou evitar ao máximo açúcares -instabilidade emocional e ansiedade-, álcool -dores de cabeça, fadiga e depressão-, sal -inchaço-, cafés -mesmos sintomas dos açúcares mais retenção de líquidos- e gorduras. Também preciso ingerir mais cálcio, vitamina B6 -ajuda a eliminar as toxinas, fazendo com que os sintomas sejam aliviados. Pode ser encontrada em diversas fontes, como peixes (em especial o salmão), carne de porco, fígado, rim, frango e ovos. Além de estar presente também, em cereais integrais, feijões (soja), amendoim, nozes e banana (retirado da fonte que pus ali em baixo, ó)- e carboidratos complexos -cereais integrais -. Tudo em prol da sanidade mental. As pessoas que me cercam agradecem! Quem conhece a figura aqui sabe que as coisas podem ficar bem, BEM difíceis em certos momentos. Já que isso persiguirá a nós, mulheres, por um bom tempo de nossas vidas vamos aprender a conviver, certo?

Boa fonte sobre o assunto.

October 03, 2006

Reformulação da casa -faxina geral-

Bueno, bueno, bueno... assisti novamente ao filme 'Sociedade dos Poetas Mortos' e dessa vez peguei para mim mais um conceito que não absorvi de cara quando o vi pela primeira vez aos 15 anos, quando havia adotado para minha filosofia de vida apenas o Carpe Diem -que já não é pouca coisa-. O conceito adquirido recentemente me ensinou a olhar as coisas (assuntos, políticas, culturas, opiniões, mundo que me cerca e meu mundo) sobre um novo parâmetro todas as vezes que já estou certa e convicta sobre elas. Tá, achou que ém pouca porcaria? Pois tente você, nem precisa ir muito longe, na análise de seus planos, metas, sonhos, vida, ideias... não, volta aqui pra esfera particularista. Olha para sua mesa de trabalho, para a estrutura do seu blog, a apresentação do seu rosto hoje, a vivicidade da suas gentilezas diárias e a veracidade das suas palavras e pensamentos.

Geralmente acho que tal coisa já está ótima, perfeita, melhor do que nunca, passível de elogios etc. Mas, lembrando da cena do filme quando o professor pede aos alunos para subirem na cadeira e observar a sala de um ângulo diferente, peguei o hábito de subir nas minhas cadeiras imaginárias e observar as coisas ao meu redor (ao do meu redor) e ver o que poderia estar melhor. Fiz isso com o blog. Percebi que várias coisas aqui não estavam fazendo muito sentido dentro dos conceitos e crenças dessas duas Zipadas libertárias, literárias e libertinas...

Exemplo: o que aquele contador do BlogStars ainda está fazendo ali? Porque raios eu já não tirei este contador de popularidade falsa que já conseguiu aflorar em mim uma natureza retrógrada? -outro dia me peguei pontuando negativamente os blogs acima de mim para o Zipadas subir mais alguns pontos inúteis! Maquiavel estaria orgulhoso de mim!-. Digo mais, e essa zona imensa que são os nossos links? Tudo misturado, fora de ordem, sem critérios, sem lógica, sem nada... Já que a tia Suely do pré-III me ensinou a ordem alfabética, acho que ainda sou capaz de usá-la para organizar meus links! Fora o meu contador de quilos perdidos... no fundo deve ser uma tentaiva inconsciente/consciente de angariar elogios pelas minhas conquistas. Ou é coisa de insegurança ou de falta de porpurina alheia na minha vida! Pelamordedeus!

ENfim, hora de arrumar a casa. As casas, eu diria. Comecei pela minha mesa de trabalho, que ganhou até um bibelô perfumadinho de enfeite que me alegra, já passei pelo meu guarda-roupa/cabaré, mas ainda faltam minha estante e eu, que vou deixar pro final pelo grau de complexidade, por assim dizer.

October 02, 2006

Olhos de ressaca, como os da Capitu, mas meu namorado não é Bentinho.

Semana já começou atribulada, melhor do que se fosse o contrário. Final de semana foi muito bom, mas eu fico até abismada com a disparidade dos meus dias de fim de semana em relação aos da semana! No primeiro é só ler coisas agradáveis, estudar espanhol, ver pessoas que amo, colo de namorado, família, diversão, abraços e risadas -muitas!-, no segundo é só trabalho, ralação, cansaço, cobranças, estresse e muitos pensamentos absurdamente incômodos! Estou em fase de mutação, uma Sagá se transformando mais do que usualmente. Sempre buscando o melhor. Sempre jogando os lixos fora e absorvendo as coisas lindas que só me apetecem. Absorvendo sabores, cheiros, toques, Elvis e palavras, tudo tão perfeito e que formam um conjunto imensamente prazeroso. Obrigada aos meus amigos e pela presença deles nos meus dias solícitos e inteiros e concisos e tenros, sempre apaixonantes.
Hoje é segunda, né. Todo mundo sabe que eu detesto segundas. Sempre demoro 4h pra acordar de verdade depois do momento que abro os olhos logo cedo. Hoje acordei às 5h denovo para fazer esteira, mas fazer isso às segundas é tortura demais pra alma da Sagá. Gente, tava chovendo... cama quentinha... marasmo e malemolência... ai, Deus! Pensei sim no meu Anna Karenina edição especial, mas eu não sou uma pessoa matutina, sou noturna! Acordar de madrugada assim me massacra! Principalmente de segunda-feira. Não, hoje cabulei a esteira e dormi denovo. Quando acordei e fui ao banheiro, lembrei que havia prometido à vocês uma espécie de relatório de resultados da minha dieta, certo? Então, tá. Do dia 23 até hoje de manhã emagreci 3kg, a muito custo! Mas emagreci. Tenho até o dia 12 para emagrecer mais 3 e ganhar meus presentes. Durante a semana eu me controlo muito bem, com disciplina e esquecendo das guloseimas. Mas aí, chega o final de semana, com todas as suas tentações. Começou na sexta com a Tamara e seus pedacinhos de provolone empanados e fritos no bar, depois esfirras sábado em casa com os amigos boicotadores e mais bolos gostosos domingo de noite com a família arruinadora de dietas... -Nota mental: se controla, Sagá!-
Essa semana além da dieta ainda vou precisar ser disciplinada pro trabalho e estudos. É muita coisa pra uma canceriana! Muita coisa! Mas pra melhorar a vida vou aplicar mais da minha filosofia das pequenas coisas prazerosas que revolucionam meu humor: comprar um porta-retrato bem lindinho e pequeno pra colocar um fotinho minha e do Vinícius na minha mesa e mais algo que deixe o ambiente cheirosinho... adoro cheirinhos gostosos.
Boa semana pra todo mundo!!!
Lubi e Rodrigo, vocês são demais! Adorei conhecê-los pessoalmente!