April 12, 2006

Conhecendo o Islã



Sábado, num calor de mais ou menos 28º estava eu vestida com uma camisa de mangas compridas colorida, calça jeans Strech ( A menos apertada possível!) tênis e óculos escuros esperando uma pessoa que só vi por fotos. Num uno azul, ela chega vestida com uma túnica preta até os pés, sapato de salto alto e um lenço cobrindo a cabeça e o pescoço, igualmente pretos. Era ela, Halima, a minha amiga internetica e muçulmana.
De inicio, a vista a mesquita me pareceu algo tentador para colher informações para o meu estudo pessoal: Entender o Islamismo, e principalmente entender a mulher no Islã. Eu, na minha posição de atualmente “sem religião, feminista e curiosa”, fiz diversas pesquisas pelo mundo muçulmano afora, um desejo pessoal.
Tá, assumo. Até conhecer o Islã um pouquinho melhor eu possuía uma Islamofobia tremenda. Achava que todo muçulmano era um fanático religioso, um fundamentalista. Achava que as mulheres muçulmanas coexistiam, eram figurantes no mundo de Mohamed. Me doía ( e ainda dói, é fato...) ver aquelas mulheres cobertas dos pés a cabeça, sem igualdade, sem liberdade. Sentia uma profunda compaixão por elas. Mas eu não conversei com nenhuma muçulmana de berço – isto é – nenhuma mulher nascida muçulmana. Conversei com diversas convertidas, que usavam o véu com prazer. Acho linda a coragem que tiveram de escolher se cobrir pra sempre, e só se mostrar pro marido. Mas a questão é que elas PUDERAM escolher... E aquelas que não podem? Que são condenadas a passar a vida debaixo do pano da modéstia?
A verdade é que o Islã é uma religião Linda. Uma religião que busca o conhecimento. Uma religião regrada, elitizada.
A mesquita é um lugar muito bonito, estrategicamente voltado pra Meca, onde Mohamed nasceu. Há uma divisão clara entre homens e mulheres. Os homens rezam na parte debaixo da mesquita, um lugar enorme acarpetado. As mulheres, depois de entrar em um elevador, sobem para um espaço reservado a elas, onde além da porta do próprio elevador, há outra porta a fim de conceder mais privacidade, para que nenhum homem possa vê-las caso estejam sem o véu. Só que o espaço das mulheres é infinitamente menos do que os dos homens. Da onde rezam nem conseguem enxergar o Iman, a pessoa que conduz a leitura do Alcorão.
Claro, que eu devo ter percebido isso só de birra.
Minha querida amiga levou diversos Hijabs pra que eu pudesse escolher
Algum que combinasse com a minha roupa. Escolhi um clarinho, afinal, tava um calor dos diabos e eu já estava ficando com medo de morrer assada... Bom, brincadeira infeliz, porque eu não me senti desconfortável com o véu. Ta certo, quando eu me olhei no espelho pela primeira vez levei um choque enorme. Eu. Feminista convicta. Cheia de compaixões pelas muçulmanas, vestida ali, como uma.
E é verdade. Muitas muçulmanas não precisam da compaixão do mundo ocidental. Vivem bem como são, e Hoje, tenho certeza de que se pudessem escolher, não deixariam o Islã. Claro que isso envolve toda uma crença em inferno e paraíso, e valores que apropria sociedade impôs e não o Islã. Apesar de ter mudado completamente a minha visão depois de ter conversado durante uma hora e meia com um homem da mesquita, que me explicou os pilares do Islã pacientemente, mesmo com todas as minhas duvidas, ainda acho que mesmo sendo uma religião linda, podia rever a situação da mulher. A questão não é usar ou não usar o véu. A questão é escolher como cada um quer interpretar a religião.


Bom, acho que qualquer dia desses eu volto lá, sim.

4 comments:

Anonymous said...

não compro nda la não, vontade não falta :}
vc tem orkut?
pq dizem por ai que esse cara revende http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=6329613&tid=2432053509436500107&start=1
não cust nda confirmar com ele :B

A czarina das quinquilharias said...

bem educativo e honesto.
dificil saber o que pensa uma pessoa nascida e educada num mundo tão diferente...
valeu pela visita lá no improviso. Beijos!

Anonymous said...

A "islamofobia" eu também já tive... Mas como eu trabalho em uma região de São Paulo com grande concentração de muçulmanos, acho que fui entendendo melhor a cultura e a religião deles... Seu blog é infinitamente melhor que o meu Fiquei surpresa de ter recebido visita... Desde já agradeço!! Quando quiser pode aparecer! Só não repara na bagunça!! hehehe... bj Betania

Claris said...

Poxa Ally, nosso blog tá ficando bem frequentado!
Milagre!