April 26, 2007

Casa Vazia

Título Original: Bin-jip
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 95 minutos
Ano de Lançamento (Coréia do Sul): 2004
Site Oficial: www.3ironmovie.com
Estúdio: Cineclick Asia / Kim Ki-Duk Films
Distribuição: Sony Pictures Classics / Imovision
Direção: Kim Ki-Duk
Roteiro: Kim Ki-Duk
Produção: Kim Ki-Duk
Música: Slvian
Fotografia: Jang Seong-Back
Desenho de Produção: Art Chungsol
Edição: Kim Ki-Duk

Sagati cinéfila completamente insana! Viciada, viciada em filmes!!! Assisti este na madrugada de segunda-feira passada, por volta das duas da manhã. Achei simplesmente fantástico. Simples, denso, forte, leve, honesto. É a história de um garoto nômade que vive entrando em casas quando os moradores não estão. Mas não é uma invasão convencional. Ele entra na casa, arruma coisas que estiverem quebradas, como relógios de parede, balanças de banheiro, lava roupas do morador que estiverem acumuladas, sai deixando tudo extremamente organizando, às vezes mais arrumado que antes. Claro, ele come, dorme e vive na casa como se fosse realmente dele, mas com um zêlo impecável. Numa dessas invadidas, ele entra na casa de uma modelo fotográfica, mas não percebe que ela está lá dentro. Ela fica observando ele cozinhar, lavar a roupa dela, tomar banho, sem que ele perceba. Depois ele descobre que ela está em casa, percebe sua presença quando ela vai atender ao telefone. Na linha, conversa com com o marido que bate nela, a enoja. O marido é completamente louco por ela. Mas louco no sentido degradante da coisa.
A história segue e depois de sair de casa junto com o garoto nômade, ela passa a ir com ele pra onde quer que ele fosse e eles se apaixonam. Por um incidente numa das invasões, eles são presos, ela volta pra casa com o marido que vai buscá-la na cadeia, ele permanece preso, é agredido pelo marido dela, começa a treinar técnicas para se esconder ou de não ser percebido em ambientes pelas pessoas. Ou melhor, de ser percebido, mas de não de poder ser visto, enxergado, encontrado. Desta forma, depois que sai da cadeia, ele procura a moça linda denovo. Um dos fins de filme mais doces, lindos, sinceros que eu já vi. Nunca vi um filme tão sincero como este. E também nunca tinha gostado de um filme coreano, até assistir este. Detalhe dos olhares, dos toques, das ações sem pretenções... ingênuo. Ingênuo e sincero.

RECOMENDADO. AO EXTREMO.

1 comment:

Gabriela Zago said...

A história do filme parece ser bem interessante, diferente do convencional. Acho que nunca vi filmes coreanos. Talvez esse possa ser o primeiro :P