April 01, 2007

Da Fatalidade com vê maiúsculo

-Agora você já sabe que vai ter uma mulher chorando por você no aeroporto...!
-E se eu for de ônibus?
-Na rodoviária...
-E se eu for de carro?
-Eu vou correr atrás do carro...

Depois de subir pro seu apartamento ela finalmente descobriu que aprendeu a se despir de qualquer véu diante dele. Não exitou em tentar persuadí-lo a ficar em São Paulo o maior tempo possível, todo o tempo que puder, não indo nem um dia antes de ser realmente necessário, nem um segundo antes da data certa de julho ou agosto. No fundo ela sabia, tinha convicção de que ele realmente iria voltar pro Sul pra terminar a faculdade. Não, ele ainda não recebera a resposta definitiva e nem o bendito edital havia saído, mas essa certeza enorme dentro dela já afirmava e derrubava qualquer dúvida. Não era apenas sexto sentido e ela não pedira pra ele ficar apenas por egoísmo, mas sim porque sabia que depois que ele fosse nada mais seria tão fácil e increvelmente bom e perfeito quanto agora.


Ela conta nos dedos:
-Abril, maio, junho, julho... apenas 3 meses...
-4, Clá... abril está no comecinho!


O desespero dela e as lágrimas incontidas era porque ela não conseguia achar nenhuma outra segurança interior para depois de agosto... Não se tratava de traição ou de deixar de amar, mas ela já aprendeu uma vez que a distância dói muito. Não sabia se despedir. Não gostava de palavras de despedida. Mas sabia que, como em nenhuma outra despedida vivida até hoje, o abraço duraria mais de 20 minutos e o beijo... praticamente uma eternidade.


Ela confessa:
-Isso pois eu nem achava que íamos durar quando esse namoro começou!
-Pois é...!
E fica implícito em suas palavras falhas: "e agora eu não sei se suporto essa coisa toda de você longe de mim!!! Eu te amo como nunca amei ninguém antes!!"; e não mentia.


Bom seria se fosse tudo ficção, mas não é, infelizmente. Ela não gosta de sofrer por antecipação, mas não há o que a faça pensar que ele não vai crescer muito e que a volta pro sul é tudo que ele precisa por hora. Ela sabe. Mulher tem dessas coisas. Sabe quando precisa se colocar em segundo plano e dizer pro ser amado pra ir buscar sua glória, mesmo que longe. O que duas pessoas de câncer fazem juntas? Ele é sua inspiração e nos momentos em que ela fica sem absolutamente nada na mente, que não produz e que não escreve é essencialmente porque não está bem e pode ser que seja com ele, dentre as possibilidades não mutio abrangentes. Ela percebeu o amor quando viu que na crise dele ela não podia alcançar exatamente onde precisava ser estancado e se sentiu impotente, como quem observa a dor e não pode fazer nada. Mas esse nada era muito limitado e mesmo assim ela foi atrás do que viria (e veio) além.


Discurso da amiga. Há 8 meses atrás, mais ou menos:
-Cláaaa!! Que que eu to fazendo apresentando vocês dois?!! Eu sei que vocês são perfeitos e que tudo pode dar certo! Mas ele vai embora logo, logo!!!
-Eu quero viver tudo que eu puder até lá, Mary...


As palavras ecoavam em sua cabeça claras como no segundo em que foram proferidas. Mas a parte boa é que, agora, ela sabe que que ela quer viver tudo que ela puder, mas não somente 'até lá'! E sim por muito tempo depois. Pra ela, o surto é no momento em que percebe que ama e que necessita. Ela não necessariamente sofre por antecipação, mas prefere se acostumar com a idéia desde já, pra não dificultar as coisas mais tarde. Ela detesta despedidas. Hoje ela se calou e todo mundo sabe que quando ela se cala é porque algo realmente a está tocando. Caso contrário ela esbraveja. O silêncio acaba por borrar seu rímel.

7 comments:

Aly said...

Eu, a outra de cancer, venho aqui pra dizer pra você não sofrer por antecipação. Mas não dá. E eu entendo perfeitamente o que isso representa. Mas aproveite o tempo máximo e infinito que vcs dispoem, porque a vida prega muitas peças em nós.

Saudades intensas.

Aly said...

Eu, a outra de cancer, venho aqui pra dizer pra você não sofrer por antecipação. Mas não dá. E eu entendo perfeitamente o que isso representa. Mas aproveite o tempo máximo e infinito que vcs dispoem, porque a vida prega muitas peças em nós.

Saudades intensas.

Claris said...

Cada segundinho como se fosse o mais precioso da face da Terra!

Saudades insanas tb!

Amo vc

Anonymous said...

Abençoada hora que fez com que seus caminhos se cruzassem.
Senti verdade e paz qdo há 8 meses atrás vc disse q iria viver tudo...

Anonymous said...

Oi linda, eu entendi direito? Seu love se foi?

Bem, se foi isso, calma que se for pra ser, ninguém mudará o destino de vocês!!

Sei que estou sumida, mas estou correndo feito louca!
Beijos!!!

Lubi said...

E todos esses sentimentos eu sei de cór. Te contei meu continho de fada, né?
O seu vai ter final feliz.

Beijo.

Anonymous said...

Sagá, li e fui embora depois.
Pensei tanto nisso, nisso tudo que você contou.

Adoro você demais. Estou com saudade, peito apertado.