October 21, 2005

Ah, esse Gabriel...


"Afinal, o problema na sua idade é servir ou não servir, mas você já me disse que esse assunto está resolvido. Atropelei: O sexo é o consolo que a gente tem quando o amor não nos alcança."
Memória de Minhas Putas Tristes, Gabriel Garcia Márquez

Comprei na segunda-feira este livro por que tava na lista dos best-sellers, gostei do título e por que sou uma garota muito curiosa. Daí comecei a ler, assim, como quem não espera muita coisa, ou apenas o suficiente para merecer o Prêmio Nobel de Literatura, nada muito além disso. O que eu não lembrava é que em outra época da minha vida esse Gabriel já havia cativado minha cabeça com A Triste História de Cândida Erêndira e Sua Avó Desalmada, quando eu tinha por volta dos 16, acho eu. Não havia lembrado como o realismo mágico (pelo que me recordo o sangue da avó desalmada era uma gosma verde) dele deixava meus olhos fixados nas palavras, uma por uma, tentando sugar ao máximo seu significado no contexto fantástico.
Daí agora esse homem me vem com essa coisa de putas tristes. Essa putaria de querer uma virgem aos 90 anos... depois de uma vida num bordel traçando todas as putas! E eu adorei. Se você acha que se resume à isso a narrativa do Gabriel, meu pesar é pra você! Ele mesmo, no Memória de Minhas Putas Tristes, te dá uma lição:

"Que ninguém se engane, não, pensando que o que espera haverá de durar mais do que durou o que viu."

Capito a mensagem?! Ainda não?!
O que eu quero te dizer é que esse livro é muito mais do que a saga de um velho tarado. Isso pode ser no pensamento chucro de quem se limitar a ler apenas o verso do livro. Logo na primeira página já fiquei surpreendida. Nas demais,eu apenas confirmei minhas teorias, ele realmente descobre o prazer de amar, justo quando pensava que seria a última mulé que teria em sua vida. E olha que nem comeu antes de começar a amar. Só lendo pra entender. Amar trouxe novo viço ao seu trabalho, rotina, idéias, visual, nova forma de encarar sua idade... é uma lição pra muitos tipos de pessoas: os inconformados com a idade e a velhice, os que nunca amaram seja lá por qual razão, pros frequentadores de bordéis na Augusta de plantão, pros que não conseguem admirar a beleza do simples, pros que acham que é tarde demais pra aprender sobre si mesmo... e assim vai... Altamente recomendável.
Além de tudo, essa é a primeira vez que me pego apaixonada por um cubano e seus boleros!

"Não se engane: os loucos mansos se antecipam ao porvir."

No comments: