February 26, 2007

Cri-crítica


Tenho a mania de analisar criticamente tudo que assisto/leio/ouço, como filmes (atores, diretores, produção), músicas (artistas, bandas, CD´s), peças de teatro, discursos, palestras, livros, jornais, revistas, textos avulsos... etc. Para quem não sabe exatamente como se define e se deve fazer uma análise crítica, aqui está uma explicação básica, bem básica. Mas o mais importante é deixar claro que um ponto chave é a distância que precisa ser criada entre a opinião pessoal e a opinião crítica, ou seja, a imparcialidade na análise de seja lá o que for.
O problema é que percebi que, por conta do exercício diário na faculdade e mais prática em trabalho, não tenho conseguido mais separar facilmente a análise da minha opinião pessoal, ou melhor, eu apenas analiso e fico sem saber onde raios eu enfio minha pessoalidade. Quando uma amiga me perguntou "E aí, Clá... Gostou do (filme) 'A Rainha'?" eu comecei a falar, impessoalmente, sobre minhas impressões quanto à dificultado para a Helen Mirren de trabalhar um personagem em cima de uma personalidade que realmente existe, tá lá, vivinha da silva (
a danada ganhou o Oscar de melhor atriz), sobre como deve ter sido bacana o processo de pesquisas do filme, afinal eles não fariam algo meramente especulativo sobre os modos da Família Real, sobre como o filme demonstra a dificuldade de adaptação das cabeças mais antigas acostumadas aos modos monárquicos aos dias atuais e perambulices políticas e da chegada da fase conturbada e difícil da carreira de Tony Blair, que a Rainha pré-diz no filme, onde Tony acabara de ser eleito. Em que momento eu falei sobre minha opinião pessoal? Algo como "Noossaa, adorei o filme, mas achei que...blablabla, pq a Helen Mirren fez umas caras e bocas incríveis, blablabla... e eu só não gostei de tal coisa por blablabla..." ?!? Esse é o ponto. Minha amiga me olhou com cara de empada e me disse que ainda não sabia o que eu, a Clarissa, tinha achado do filme, que tava começando a ficar difícil ter uma conversa banal comigo sobre filmes pq eu já "quebrava as pernas" dela com meus comentários à lá Caderno 2. Daí cara de empada foi a minha. =p

Mas se pensarmos bem, para quem curte umas conversas mais completas (e não complexas, por assim dizer) e diversas, você trabalhar seu olhar a fim de torná-lo um pouquinho crítico, fazendo com que complemente sua visão pessoal é muito válido! Tudo bem que eu me perdi um pouquinho, mas poxa vida, não há quem não possa dizer que a amplitude criada por um pensamento com base crítica não é enorme. Quando eu penso sobre algum assunto e quero mais informações válidas (que não sejam apenas um mero "gostei" ou "ahh, é uma merda!") a curiosidade fica aguçada e eu vou procurar blogs, colunas de jornais e até livros quando é coisa de trabalho/faculdade. O resultado é uma cabecinha fervilhante, com idéias, bom papo, curiosidade e atenção à coisas novas, interesse na opinião alheia, afinal é sempre bom fazer umas comparações... enfim, encontrar uma dose certa entre critiscismo e pessoalidade é ponto chave pra não virar um cri-crítico.

Próximo post sobre meus filmes prediletos da temporada. Não vou falar do Oscar porque ainda não assisti todos os filmes que foram indicados, inclusive o vencedor, "Os Infiltrados".

12 comments:

Anonymous said...

Oláá!
Simplesmente adoooooooooooooooro Little Miss Sunshine... apaixonadaço... passei o filme todo sentindo arrepios!
E quanto à creiticidade: sou crítico, só preciso achar as palavras certas!
ó, tem um blog de cinema de um amigo meu, que tem muito bom gosto; ele fala as coisas certas, só o que é preciso na verdade. E ele é bem acessível. Acho que vc vai gostar!
Bjo e até amanhã!

Anonymous said...

Oláá!
Simplesmente adoooooooooooooooro Little Miss Sunshine... apaixonadaço... passei o filme todo sentindo arrepios!
E quanto à criticidade: sou crítico, só preciso achar as palavras certas!
ó, tem um blog de cinema de um amigo meu, que tem muito bom gosto; ele fala as coisas certas, só o que é preciso na verdade. E ele é bem acessível. Acho que vc vai gostar!
Bjo e até amanhã!

Anonymous said...

Perdão por ser pipoqueira!
Vc está em total direito de ser cri-crítica em relação a esta minha falta...rs
Foi a 'marvada da madrugada' que num deixou eu acordar!!!!!!!

Te amo.

Claris said...

AUHuaHauhAUhAUhAUhUAhAUHAUHAUHZ|uHAUHAuHAuHAuHAha....

SABIA QUE TINHA CACHAÇA NA HISTÓRIA!

Lubi said...

tsc tsc tsc.
Eu sou uma vergonha.

Beijo.

Claris said...

Muito pelo contrário!
Sou toda orgulho da senhora... =)
E como sou!!!

Lubi said...

Por que?
Porque você é fantástica, oras!
=P

Beijo.

PS: O que aconteceu com a Aly?

Lubi said...

Sagá, possibilidades de irmos na senhora mãe de santo em março? Lubiana precisando de conselhos de uma mente sábia.

E, possibilidades de marcarmos um café durante a semana?

(Porque sábado e domingo estão "cheios".)

Beijo.

Gabriela Zago said...

O ideal é saber criticar, e fazer uma crítica embasada. O ruim é quando as pessoas fazem a crítica pela crítica, quando dizem que é algo é ruim e pronto, sem muitas vezes sequer saber porque achou isso ruim. Ir atrás de informações sobre o fato é um bom caminho para desenvolver a consciência crítica - e delimitar a pessoalidade.

gustavo said...

"Encontrar uma dose certa entre critiscismo e pessoalidade é ponto chave pra não virar um cri-crítico..."

assino embaixo..

Lubi said...

Cadê você?

Beijo.

Claris said...

Aqui, ó!
Bem pertinho!