June 12, 2006

Primeiro Zip Oficial.

Este é meu primeiro arquivo zipado aberto publicamente. Acho. Mas ao menos este ano penso q este seja o primeiro neste blog. Se não fosse neste blog, onde mais seria?!

De repente leio meio punhado de coisas por aí e minha cabeça vira um turbilhão novamente. Isso é positivo, sim, com certeza. Afinal não existe coisa melhor do que perceber que estamos sempre produzindo pensamentos, opiniões, indagações e gerando dúvidas.
Primeira coisa que pensei foi que melhorar o estilo de vida, sua qualidade e importância, depende de pequenas decisões. Você pode escolher entre o refrigerante e o suco, entre ir de ônibus ou a pé aqueles 4 ou 5 quarteirões, comer sanduíche no almoço ou comida caseira com fruta de sobremesa… enfim. Sempre trata-se de pequenas decisões, e estas geralmente podem fazer muito por você, podem reconstruir você, da mesma forma como em pequenos pedacinhos também podemos nos degradar ou deixar que nos desgradem.


É como eu digo, na vida muitas muitas coisas mesmo são muito simples se olhadas a olho nu, olhar limpo, despreocupado ou com uma análise simplificada. Sempre quis ser muuitas coisas e sempre me perguntei o porque de não sê-las. Por exemplo: por um bom tempo quis emagrecer e ainda quero, não puramente por estética, mas por saber que do jeito que eu era uma época atrás eu me sentia muito melhor. Lógico que na época não me dava conta disso e não engordei simplesmente por vontade própria, mas já é outra história. Ser mais magra realçaria meu estilo próprio, não falo em ser magérrima, ser simplesmente alguns quilos mais magra, até porque quem me conhece sabe que eu nem ficaria bem sendo magérrima. Sou relaticamente alta –quase 1,70- e com a estrutura corporal grande fruto não só da herança dos meus pais, mas também das minhas aulas de natação, remo e patinação artística quando criança. Mas realmente gosto disso, gosto de ser grande, do meu rosto marcante por causa dos meus olhos escuros e minha boca desenhada, gosto quando me reconhecem facilmente na rua.

Também me pergunto o porquê de eu ainda ter váaaarias pequenas dúvidas há tempos! Sabe, coisinhas que basta pegar um dicionário ou perguntar pra alguém e pronto, estariam resolvidas! Coisinhas que quando vc precisa saber delas vc fica na incerteza, faz algo na incerteza. Ou algo que eu sempre quis aprender, relative a alguma cultura, um livro que sempre quis ler, um lugar que sempre quis visitor, mas nunca o fiz ou por achar que não era hora, ou por certo descaso inconsciente ou sei lá.

Por sinal, porquê sempre deixamos nossos planos de lado? Como juntar grana pra viajar… certo dia encontrei um caderninho meu da oitava série com o seguinte plano: “Juntar 1oo reais e ir para a casa da madrinha nas ferias de julho”; e aí me surpreendi, pois anos depois apenas a amplitude do plano tinha mudado, agora era: “Juntar uns 1.000 reais e ir pra Cuba no fim do ano.” E até hoje nem fui pra Cuba e na época tb não estive na casa da madrinha pelos créditos dos meus 100 reais.

Estava conversando com um amigo meu, gay, lindo, ótima pessoa, que já se drogou muuuuito na vida, que hoje tem 30 anos, memória e raciocínio lógico afetados e uma opinião bastante peculiar sobre a forma como gastou seu dinheiro. Ele me disse um dia, quando estávamos em sua casa deitados num informal colchão no chão, que por um tempo ele chegava a comprar e tomar cerca de 10 até 13 balas (ecstasy) por noite de balada e que nisso acabava gastando uma bagatela de mais ou menos 700 apenas nisso, fora sua comanda de bebidas. Eu perguntei a ele se não se arrependia de ter se drogado tanto e estar hoje impedido de fazer um bom curso se quiser pela falta de memória. Ele respondeu que não. Pasmem. Disse que jamais poderia se arrepender pelos bons momentos que havia passado justamente porque na época estava de acordo com seus valores, se voltasse no tempo talvez voltasse aos antigos valores, aquilo fazia algum sentido pra ele. Ele se arrepende apenas de não ter mais aquele dinheiro, hoje em dia não faz mais esse tipo de coisa pois resolveu voltar a viajar e viver bem. Antes vivia na Europa e EUA, tinha 2 apartamentos dele e não trabalhava (sim, gente, os pais dele o sustentavam fácil, fácil) e se não tivesse gasto tanto em drogas ele trabalharia em construção civil, por conta, poderia apenas ter 2 apartamentos próprios (hoje tem 1 só), viver em 1, alugar o outro e viajar pra Europa de 3 em três meses fácil. Ele se preocupa muito com o marido dele, um garoto mais novo, de 24 anos, pois ele assiste o marido viver os 24 anos como ele viveu, nas drogas, gastando horrores. Diz que ninguém que não tem apoio familiar deveria fazer o que ele fez, pois todo drogado que ele conhece, já com certa idade, não vive bem por falta de consciencia. Trabalha pra comprar drogas e só. Não tem nenhuma reserve e vive limitado.

Ter tido esta conversa com meu amigo me deixou realmente espantada por vários motives. E mesmo eu não sendo a maior junkie do mundo, ou uma junkie clássica, como ele foi, a conversa me fez enxergar que a vida é feita de opções. Você compra uma bala hoje, usa na balada, ama de paixão e vai querer na próxima noite, afinal a balada sem bala sera sem graça. Quando vê já tomou 2 ou 3… quando vê já gastou o que não deveria. Quando vê não consegue mais realizar seus planos, pois seu dinheiro já foi.

Tudo seria tão fácil se não fossem pelos nosso impulses. Construir um futuro pessoal como queremos pode realmente ser simples. Mas infelizmente muitas vezes ser racional o bastante ajudaria. Não pensar apenas em nossos desejos do momento ajudaria. Enfim, resolvi sim que quero praticar a filosofia das pequenas escolhas e da simplicidade dos atos. Vamos ver no que vai dar. Eu falo pra vcs como vai ser.

Fim da transmissão.
Trilha sonora: Placebo 'Where is my mind?', por sinal, música trilha do filme 'Clube da Luta'... filme perfeito, seria o filme deste post.

5 comments:

Claris said...

Não, flor... o que eu quero dizer em agir nas pequenas coisas, nas coisas simples, é exatamente ir na essência. Talvez não tenha explanado corretamente, mas o termo certo seria ir na essência. No puro. Se é pra fazer tal coisa, o faça! Não fique de rodeios, apenas o faça. Pode ser muito mais simples do que imaginamos. A idéia era essa.

Abraços

A czarina das quinquilharias said...

certas coisas deve-se manipular com cuidado...
bom texto

Lubi said...

E eu, sortudíssima, já li antes.
Tão bom.
No meu serviço, pensava: Pois é.

Aly said...

Sempre Avante!

Anonymous said...

"Tudo seria tão fácil se não fossem pelos nossos impulsos".
Eu odiei essa frase. Odiei simplesmente porque não encontrei nada mais verdadeiro do que ela pra que pudesse distrair meus pensamentos e não ficar repensando a minha vida...rs...

Bjo minha paulista!