October 26, 2006

Da Selvageria, cenas da cidade ou da multiplicidade inerente

Cena 1 - Esta cidade me dá calafrios. Quando morava em Osasco não estava tão atenta para tudo que acontece, mas agora que moro no centro de SP, perto de pelo menos 4 hospitais, 1 corpo de bombeiros e o centro empresarial da cidade, não consigo ficar alheia mais. O fato é que ontem uma mulher caiu nas vias do trem, exatamente debaixo do vagão onde estavam a Aly e meu namorado, na estação Granja Julieta. Ele me ligou dizendo o que tinha acontecido e disse que iriam pra Lapa de ônibus, isso era por volta das 18h. Quando foi mais ou menos 20:40 ele me ligou denovo, dizendo que estavam no terminal da Lapa ainda por conta do trânsito na marginal, claro. Ele a levou para casa e me ligou já beeeem mais tarde dizendo que havia chegado lá em Itaquera, não tenho nem noção de que horas eram. Aly que já tinha fobia de trens, está impressionadíssima com o acidente.
Cena 2 - Ontem uma mulher, dentro de um carro, buzina pro motorista do ônibus que eu estava e reclama dele ter parado no meio da rua. Instantes antes eu reparara nas olheiras dele e no copo de café comprado na barraquinha. Então ele responde: 'Moça, você não pode ser tão nervosa assim no trânsito. Aqui é correria, é cansaço. Não é como aí. Não te fechei nem prensei seu carro, não precisa ficar nervosa!' Um ônibus cheio, ele correndo muito, um pouco mais à frente um entregador de biclicleta atravessa na frente do ônibus e este acaba 'tocando' na roda traseira da biclicleta, que voa longe, mas o ciclista não se machucou. Dois errados. Logo mais, um chevete muito velho é dirigido por um cara que percebe que estava passando da entrada que tinha que pegar e atravessa com tudo na frente de um corsa e o ônibus freia bruscamente. O motorista solta 'Se tivesse mais perto desse carrinho teria passado por cima já que os freios deste ônibus estão muito ruins.' Você teria subido no ônibus se soubesse que os freios estavam muito ruins?! Apesar de imaginar que nada poderia estar bom, já que a grande maioria dos ônibus Vila Gilda são um lixo -e de tantas outras linhas, convenhamos-.
O fato é: nesta cidade caótica, tem gente pra se aventurar e arriscar a vida dos outros. Outro fato curioso dos ônibus e seus motoristas: para evitar que o ônibus de trás (da mesma linha) chegue ao final antes dele, corre feito louco, atravessa faróis, faz curvas em alta velocidade, com pelo menos 60 pessoas a bordo. Irresponsabilidade, necessidade de cumprir horários apertados? Muitas coisas erradas. Tanto o sistema de trabalho das pessoas quanto suas posturas diante estas. O que nos resta é fazer nossa parte, andando com atenção, cuidado, dando bronca quando nos sentimos desprotegidos e em perigo na mão de motoristas de ônibus preocupados em manter seu ganha pão e esquecendo da parte humana da coisa.
Na Alameda de cima da minha faculdade um menino de 10 anos foi baleado pois passava com a mãe na calçada enquanto ladrões de carro trocavam tiros com a polícia. Coisa de segundos. No bairro do Jardins. Hoje de manhã o ônibus saiu com um atraso grande do ponto pois na estrada do M. Boi Mirim ouve uma batida de carros e um deles pegou fogo. O incrível é que cheguei mais cedo do que o normal no trabalho de tanto que o motorista correu. Aposto que cada um de vocês citaria pelo menos 2 casos repentinos de acidentes ou tragédias. Motorista de ônibus fretado que teve infarto fulminante e perdeu o controle, entrando numa casa; trólebus que se rompe na 9 de Julho, outro na subida de uma ponte não sei onde... enfim...
Estamos sim expostos à traumas que a cidade pode nos causar. É a 'vida loka'! É a irresponsabilidade de uns com os outros! Questão de postura. Claro que não só isso, afinal as tragédias acontecem na mão do acaso também, nunca sabemos ao certo. Temos é que cuidar da nossa mente, mantendo-nos saudáveis, cautelosos e não se amedrontando, afinal, mesmo sendo uma certa selvageria essa cidade, a lista de boas coisas também é gigantesca.
___
Ow, sabia que hoje eu descobri um comando de busca do Google que eu não sabia que existia! Muito prático para quando queremos definições exatas de termos ou expressões, inclusive estrangeiras. Você vai lá e digita 'define: tal coisa' e ele te mostra definições de acordo com diversos sites. Ainda dá pra buscar em várias línguas. Hoje eu precisava saber o que era exatamente fulfillment e não é que deu certo!

3 comments:

Lubi said...

Traumatizante, cansativa, estressante mas, Sagá, eu não saberia morar em outro canto. Não mesmo.
Beijo.

PS: Respondendo suas perguntas, sábado irei para a casa da minha mãe, vou estudar... Domingo, eleição+prova. Estou com saudades de você também.

Anonymous said...

To vendo que aí não é muito diferente daqui! E eu saberia, sim, viver em outro lugar que não fosse aqui!

Bjo!

Vou já testar a ferramenta do google. rs!

Anonymous said...

por gentileza...vc q esta postando nesse site...poderia me add no msn?
mau_wata@hotmail.com...
Entao...eu sou amigo dessa pessoa que faleceu na estacao da granja julieta...
Eh uma menina...e ela nao caiu...foi um suicidio...
eu estou fora do brasil soh vim saber dia 28...
estou mal...
agradeco a atencao...