July 13, 2006

Francamente

Na minha cidade ônibus são incendiados,
a população sofre atentados
e modelos desfilam na SPFashionWeek.
Na minha cidade facção criminosa e governo são bondosos:
esperam a Copa do Mundo passar
pra recomeçarem suas negociações.
Pela primeira vez eu tenho a coragem de admitir,
estou com vergonha da minha cidade.

Shame on you, Lembo
Shame on you, Lula
Shame on you, Alckmin
Shame on you, Herchcovitch e sua inspiração em tribos africanas
Shame on you, população
Shame on you, eu e você

Na minha cidade a mídia noticia:
bares da Vl. Madalena estão fechados;
Causa: onda de violência.
Minha vida mudou com esta notícia.
Shame on you, mídia.

***

Não satisfeita, continuo. Minha indignação aumentou no decorrer da manhã.

"A boa lição do PCC Os métodos do PCC são terríveis e selvagens, mas há, em tudo isso, uma boa lição de civilidade: estamos vendo como a repressão é limitada para enfrentar a violência. Quanto mais se prende (e é isso o que a opinião pública quer), mais vulnerável fica a sociedade --isso porque o PCC se torna ainda mais forte.Quanto mais se pede tratamento desumano aos presos, num espírito de vingança, mais e mais somos, como estamos vendo, as vítimas, e não só eles, os delinquentes. Mais importante do que tudo, quando menos conseguimos oferecer mecanismos de inclusão, evitando a marginalidade infanto-juvenil, o que exige práticas muito melhores de políticas públicas, mais difícil será evitar que o PCC tenha adeptos, por uma simples questão da lei da oferta e da procura.Quanto mais retardamos as reformas para que o país cresça, com menos peso do Estado e gastos públicos mais qualificados, menos inseguros ficaremos no futuro, por falta de empregos.Essas são as boas lições do PCC. " Gilberto Dimenstein

***

E digo mais, mais e mais...

Cadê a população? Onde estão as manifestações? Eu não permito que brinquem com a minha segurança por politicagens baratas, visíveis, nuas e descaradas. Eu não permito que meus pais e amigos sejam ameaçados. Não permito que o sistema político, o de políticas públicas, o penitênciário, continuem falhos e ineficientes, marginalizando, criando escórias, criando alardes, criando uma mídia desgarrada e sem pudores, sem inteligência nenhuma. Falta tradição neste país. Falta tradição política, tradição de luta da população, tradição de força das classes populares mais numerosas e mais atingidas...

Proponho sim uma manifestação no vão livre do MASP -lugar que já recebe manifestações vez ou outra e fácil de ser notado e noticiado- com cartazes, auto-falantes e muita, muita... MUITA GENTE DIZENDO PRA Q VEIO E OQ PRECISA GRITAR. GRITO DE CRÍTICAS E CRÍTICAS GRITADAS.

Mas mesmo assim duvido, duvido muito da população.
E continuo sentindo vergonha.

Preciso ser ouvida, preciso ser lida.


8 comments:

Anonymous said...

É extremamente ver a polícia, que deveria nos proteger, escondida atrás de suas paredes, com ruas interditadas, e até os bombeiros, aqueles que sempre salvas vidas, estão sendo alvos destes seres que na minha opinião não deveriam ser chamados de humanos.
O pior é que o buchicho que rola solto é que é tudo obra eleitoreira pra desmoralizar o canditado do PSDB. pode???
Beijos e bom dia!

Claris said...

Trecho de e-mail a um amigo:

" Eu continuo aqui lendo coisas em blogs, lendo comentários e buscando opiniões semelhantes às minhas, buscando pessoas que tb queiram uma mobilização organizada... mas é mto foda, sabia? Eu não sei como as pessoas conseguem parar e colocar a cabeça no travesseiro com tudo isso em volta! É muito revoltante!!! Pablo, me explica? Parece que todos se acostumaram a serem regidos por uma elite intelectual que as diz oq fazer, qdo na verdade não existe tal coisa na prática! Na hora de lutar pelo que realmente importa é cada um na sua, e todos se fodendo! Cara, tá foda! E o pior é que eu perdi meus contatos antigos, com pessoas da época q eu frequentava grupos libertários...rs Senão provavelmente teria com quem conversar e agir junto... isso se esses já não viraram conformistas também!
PUTA QUE INFERNO...rsrs"

Frederico said...

Sabe "Sagá" (que nome!)... essa atitude do povo brasileiro (não pense que é só o paulista ou paulistano não) me lembra aquela música "vida de gado" que, por sinal, acho chata, mas tem tudo a ver conosco, "povo marcado, povo (in)feliz". Tô passando por um momento sem esperanças no Brasil; não tem mais jeito, é cada um por si mesmo. Dá um certo desespero, ok... mas é melhor encarar a realidade e tentar se salvar. (Me perdõe o tom tão desanimado). Ah sim, te li lá num blog do Globo on (ronda paulista, acho que é o nome). Um abraço.

Frederico said...

Minha madrasta pegou em armas durante o regime militar, na VPR, vanguarda popular revolucionária (pesquise aí no gúgôu). Dá vontade de fazer coisa igual. "O povo foge da ignorância Apesar de viver tão perto dela E sonham com melhores tempos idos Contemplam essa vida numa cela Esperam nova possibilidade De ver esse mundo se acabar. Ê, ô, ô, vida de gado
Povo marcado, ê, povo feliz"

Aly said...

Como diz o Bóris Casoy, Isso é uma vergonha!
Nem trabalhar ontem eu vim, vê se pode??

Claris said...

Esse é o meu menino...rs
Gaúcho, precisamos de conversas ao vivo!

A czarina das quinquilharias said...

dá vergonha, sem dúvida...

Anonymous said...

logo logo minha cachacinha...rs