July 19, 2006

The winner e uma doce tristeza

And the winner is! Depois da votação e dos e-mails, o logo vencedor foi este. Então, quem quiser divulgar nosso blog e aumentar nossa prole insandecida, basta salvar o logo em seu computador e depois linkar para www.zipadas.blogspot.com! Obrigada a todos que participaram e claro, obrigada ao Pablo.

***

Este homem fez parte de uma edição limitadíssima. Inteligente, charmoso, gentleman, ético, profissional, doce, suave e intenso. Vou ficar com muitas saudades.

"da Folha Online - O ator paulistano Raul Cortez, 73, morreu nesta terça-feira (18), às 20h15, no hospital Sírio-Libanês, na Bela Vista (região central de São Paulo). Ele estava internado desde o último dia 30 de junho. O artista tinha câncer na região abdominal. Seu último trabalho foi na minissérie "JK" (Globo) neste ano, mas a lembrança mais presente é do personagem Jeremias Berdinazzi, imigrante italiano ranzinza da novela "O Rei do Gado" (1996-1997). Em comunicado, o hospital citou que a morte ocorreu devido às "complicações relacionadas a um câncer na região abdominal". Ele estava sendo tratado pelo oncologista Paulo Hoff e pelo cirurgião Vincenzo Pugliese.O velório será nesta quarta-feira, a partir das 7h, no Theatro Municipal de São Paulo, no centro de SP. A seu pedido, o corpo será cremado, na Vila Alpina (zona leste de SP), informou o hospital. (...) Cortez ficou famoso na TV em novelas na Globo, a partir dos anos 80, como"Água Viva" (1980), "Baila Comigo" (1981), "Partido Alto", "Brega & Chique" (1987), "Mandala" (1987-1988), "Rainha da Sucata" (1990), "O Rei do Gado" (1996-1997), "Terra Nostra" (1999-2000) e "Esperança" (2002-2003).Em sua carreira teatral, Cortez recebeu cinco prêmios Molière. O ator deixa duas filhas: Lígia (com a atriz Célia Helena, que faleceu em 97), que lhe deu as netas Vitória e Clara; e Maria (com a promoter Tânia Caldas). Nos anos 70, ele provocou polêmica declarando a uma revista que todas as pessoas eram bissexuais. Também dizia que permaneceu virgem até os 23 anos.O ator começou sua carreira no teatro e no cinema, nos anos 50. Fez o filme "O Pão Que o Diabo Amassou" (1957), dirigido pela cineasta Maria Basaglia. Outras atuações de destaque foram nos filmes "Lavoura Arcaica" (2001), de de Luiz Fernando Carvalho, e "A Grande Arte" (1991), de Walter Salles. Em 2004, brilhou ao lado de Fernanda Montenegro no filme "O Outro Lado da Rua", de Marcos Bernstein.Cortez também tinha uma atuação política. Em 2002, declarou voto ao presidenciável tucano José Serra e fez até uma aparição em seu programa eleitoral. O ator chegou a ser condecorado com a medalha Ordem de Rio Branco pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).Segundo a assessoria da Globo, Cortez nasceu no dia 28 de agosto de 1932, na região de Santo Amaro, em São Paulo. Inicialmente, o hospital havia divulgado erroneamente que Cortez tinha 74 anos."

4 comments:

Anonymous said...

Olá, bem, a voz do povo é a voz de Deus né?
Mas tá bom, o logo ficou bonito!

Quanto ao Raul Cortez, sem comentários, um excelente ator, o Brasil perde muito com esta partida, mas pelo menos sei que no plano superior, os espetáculos serão cada vez melhores!
Beijos!

Anonymous said...

Esse é um tiuzão que eu quero me tornar qdo ficar velho...será que eu consigo???

Gabriela Zago said...

A partida do Raul Cortez com certeza vai deixar muitas saudades :~

(comentário meio tautológico não por ausência do que dizer, mas porque realmente não há palavras suficientes para dizer alguma coisa)

A czarina das quinquilharias said...

ó não! eu gostava dele.
:) mas eu tava torcendo presse logo.