July 11, 2006

In Vitro


"Essa vida de escritório me machuca. Apesar de saber que pode ser exagero meu associar minha falta de bons hábitos e de saúde também apenas ao escritório, talvez não o seja. Chego aqui, sento e começo a respirar este ar cortante, áspero, grosso, pesado, condicionado. Coloco meu salto alto, pois é como eu devo trabalhar neste ambiente ríspido, fico 80% do meu dia sentada numa cadeira aparentemente confortável que não faz bem pras minhas costas e numa mesa que não me permite esticar as minhas pernas de maneira confortável, ou seja, circulação boa pra q te quero? Resultados: pequenas dores em várias partes do corpo, respiração péssima, dores de cabeça, olhos sensíveis pela luz artificial e fortíssima o dia todo, pele ressecada, blablabla...
Agora diz, dia pra mim que eu to errada quando digo que isso tudo tá errado! A Querida -Mary- me manda e-mail dizendo que estava esgotadíssima sábado passado ao fim da tarde por causa do trabalho que a tem consumido! E eu bem sei como é trabalhar aos fins de semana, lembro da época como bartender infernal! Por um lado era legal, bar e tudo mais, pessoas interessantes, diversão, mas era extremamente brutal. A minha pergunta final é: cadê nosso tempo pro ócio criativo? Cadê?! Ninguém mais tem direito de ficar em casa lendo um bom livro, fazendo oq gosta, se divertindo, descansando, se cuidando... Isso tudo, que é tão necessário, se tornou luxo?
As pessoas de escritórios vão ao médico no horário de almoço, são familiares nos fins de semana, pais aos fins de tarde, amantes quando dá tempo e humanos menos do que quando é possível, afinal esse "quando é possível" engloba uma gama gigantesca de tarefas. Pessoas de escritório perdem sua percepção de si mesmos, do que são, de seus propósitos e isso é muito triste. Pessoas de escritório são engolidas pelas burocracias, pelas roupas e sapatos de estilo próprio, pelas escovas progressivas e pelas manicures de horário de almoço, pelos vale-alimentações, pelos tickets de estacionamentos, pela inércia de dias cheiamente vazios. Essas pessoas acabam por se acostumar com abusos de caráter, abusos da moral, abusos da ética com o ser-humano, isso quando não acabam os praticando. Existência de tantas anedotas, paradigmas e insuportabilidades insuficientes para a auto-suficiência. Você pode ser o que quiser, pode até ser uma pessoa de escritório, mas se esquecer pra que veio a serviço e para onde quer ir, onde quer chegar e quem deseja levar com você... me atrevo a dizer que aquele ar cortante, áspero, grosso, pesado, condicionado, afetou muito mais do que seus pulmões.

Piro=fogo
Ins-pirar= fogo pra dentro
Ex-pirar=fogo pra fora"


Ilustrado avassaladoramente pelo Pablo, meu gaúcho predileto.

4 comments:

Anonymous said...

Excelente, você conseguiu dizer tudo o que sinto, esta mania doida de sguir conceitos, de levantar e ir trabalhar, ficar por oito horas sentadas ne frente de um computador, papeis e burocracias que só se multiplicam tal qual a velocidade da luz, à noite o estudo, aos finais de semana a família, as crianças e quando sobra tempo, o amor, ah que falta me faz uma pausa pra amar neste louco "ciclo" em que me encontro, saudades da infância, ondé as contas não vinham em meu nome e a única preocupação era estudar...
Bons tempos!
Não precisa agradecer não viu, eu e o Carlinhos sempre retribui o carinho que recebemos de outras pessoas, é da nossa natureza!
Beijos Sagá! Ótima tarde!

Anonymous said...

Muito bacana teu texto. Deu a real. Claro, tomo a liberdade para esticar o "escritório"para todo o trabalho massacrante - quase a maioria - que nos leva boa parte da vida, em troca de status, e um punhado e alto estima...veja o que nos tornamos...é a loteria da vida...se tivéssemos nascido numa tribo indígena, ou no extremo do Alaska...tudo seria diferente (será??). Pois me parece que o caminho é sair do caminho. Criar uma curva e seguir. Não reto. Mas à frente sempre. Para dentro de nós mesmos, do que REALMENTE queremos...Abraço (albuquerque1313@yahoo.com.br).

Claris said...

Não seja anônimo na próxima visita! rs

Anonymous said...

ah... nem me fale nisso! logo agora que vou voltar a trabalhar...
fazer o quê? nossa vida se resume mais ou menos a isso.
trabalhar pra viver. viver pra trabalhar.