September 01, 2006

Angorá?! Jura?!!! - Atualizado

Fui escovar os dentes depois do almoço e tirei a blusa de frio -pra não ter que ficar esgarçando as mangas. sabe como é, a blusa é nova e tal-. Na hora de colocá-la novamente, li na etiqueta: 70% lã, 20% angorá e 10% sei lá o que. Pára tudo! 20% angorá? Angorá quem? Depois do susto que levei com o bolerinho de pele de coelho (relembre o susto!), angorá agora seria demais!
Voltei pra minha mesa e recorri ao Sr. Google. Curiosidade mata e informação nunca é demais, certo? Sim. Aí primeiro encontrei a definição de angorá num glossário de moda: "Angorá - Pelo da cabra angorá, originária da Turquia. É também o pelo do coelho angorá, nativo da ilha da Madeira e agora criado em cativeiro nos Estados Unidos, na Europa e no Japão. Em ambos os casos, o angorá caracteriza-se por fibras longas, lisas e macias. Para vestidos e MALHAS é misturado raiom e lã. Ver também MOHAIR." Tá, lá vem o coelho denovo!
Claro que não achava que minha malha linda tivesse sido confeccionada com 20% de gatos angorá turcos, mas juro que fiquei bem aliviada em saber que angorá na realidade designa apenas o tipo de pelo, tanto para a cabra, quanto para o coelho e para o gatinho. No caso do coelho, o pelo angorá é aquele maravilhoso, macio, brilhante, que cada fio mede no mínimo 8cm. Existe até concurso pro coelhinho angorá de melhor pelo. A cabra é menos chocante, o pelo é macio também, mas não tão lindo e especial quanto do coelhinho. Porém, nenhum deles chega aos pés do pelo do gatinho angorá turco, que além de chiquérrimo e cheio de postura elegantérrima, é o mais impressionante, tem até personalidade exemplar, segundo dizem. Praticamente um gatinho perspicaz!
E qual será a probabilidade de terem feito minha malha com 20% de gatinhos ou coelhinhos angorás? Acho que perto de zero, dada a raridade e excentricidade dos bichinhos. Mas dizem que o mundo é dos excêntricos, certo? Afinal, não desmerecendo a cabra, mas criar os dois primeiros para tirarem os pelos seria demais! A cabra, além de maior, já está incorporada aos costumes do homem, ela e a colega ovelha estão mais habituadas com essa realidade de vida, certo?
Agora se me perguntam o porquê de eu ter ficado com esse circo de pulgas atrás da orelha por causa do termo angorá, minha resposta é: sei lá, algumas coisas despertam minha curiosidade! Diria muitas coisas e com uma certa freqüencia por sinal!
***
Atualização: quando chove torrencialmente, ficando noite às 15h e não tendo eu super poderes, passo a odiar São Paulo. Trânsito dos inferno! Cansaço da semana, responsabilidades aumentando e prazos vencendo, o fato de ter que levar trabalho para casa, a fome chegando, a aula da facul que se Deus for bom vai fazer um teletransporte da minha pessoa até lá e mais o show do Cardigans que eu não vou! Ainda bem, veja bem, ainda bem que amanhã é sábado e vai ter aula de espanhol pra relaxar, ótima companhia em casa e baladinha de noite. Hoje tô Mafalda.

No comments: