No jornal Clarín, nossos hermanos argentinos falam sobre nossa crise política. Uma visão mais sincera do que a da mídia brasileira. Primeira divulgação realmente imparcial que vejo do caso, já que todos sabemos as tendenciosidades de cada veículo de divulgação de notícias por aqui, incluindo na web. Aqui a reportagem. No La Nación também existe um texto, um pouco menos imparcial na minha leiga opinião.
Washington Post pergunta: Can Lula Stand to Lose? Fazendo uma análise contundente da opinião pública brasileira e suas expectativas no âmbito econômico. Fico indignada em perceber que textos com esse teor estejam escassos por aqui. Leia pra não dizer que estou sendo injusta.
Já o Times anuncia em tom menos amistoso: Days Before Brazil Votes, New Scandal for Leader. Mas sem muitas novidades, na realidade, comparando com os outros textos indicados anteriormente.
Continuo dizendo: informação faz milagres pela pessoa. É interessante perceber como a popularidade do Lula tem uma evidência um pouco maior do que as eleições em si. Creio também que aqui no Brasil a expressão 'escândalo político' já perdeu sua ressonância e tom graves, passando a fazer parte do cotidiano político, sendo que a população praticamente não se move, principalmente pelo fato de não se informar. Muitos mal sabem o que acontece. É como diz uma amiga de trabalho: 'Quem vota no Lula não é quem compra o jornal para ler. Quem vota nele são aqueles que catam o jornal no lixo, nas ruas, pra vender e conseguir um trocado', e faz bem sentido.
3 comments:
Como estamos cult's hoje não! Repito, é por isso que se eu não passar aqui todo dia....passo mal! Beijos!
Estamos simplesmente analistas... como boas sagásticas e tequileiras que somos!
O mito da imparcialidade das notícias.... acho que o jornalismo seria bem melhor se cada matéria assumisse um lado descaradamente... pior é ficar se fazendo de imparcial quando fica evidente que a matéria assume um dos lados da disputa :P
Alías, muito legal essa parte de seleção notícias do MRE :)
Post a Comment