September 22, 2006

Olhar externo sobre nós

Hoje no El País, a frase do dia: "Le dije al presidente Morales: Evo, no puedes mantener una espada sobre la cabeza de Brasil porque tienes el gas, porque nosotros también podremos poner la espada en tu cabeza". Presidente brasileño Lula da Silva

No jornal Clarín, nossos hermanos argentinos falam sobre nossa crise política. Uma visão mais sincera do que a da mídia brasileira. Primeira divulgação realmente imparcial que vejo do caso, já que todos sabemos as tendenciosidades de cada veículo de divulgação de notícias por aqui, incluindo na web. Aqui a reportagem. No La Nación também existe um texto, um pouco menos imparcial na minha leiga opinião.

Washington Post pergunta: Can Lula Stand to Lose? Fazendo uma análise contundente da opinião pública brasileira e suas expectativas no âmbito econômico. Fico indignada em perceber que textos com esse teor estejam escassos por aqui. Leia pra não dizer que estou sendo injusta.

Já o Times anuncia em tom menos amistoso: Days Before Brazil Votes, New Scandal for Leader. Mas sem muitas novidades, na realidade, comparando com os outros textos indicados anteriormente.

Continuo dizendo: informação faz milagres pela pessoa. É interessante perceber como a popularidade do Lula tem uma evidência um pouco maior do que as eleições em si. Creio também que aqui no Brasil a expressão 'escândalo político' já perdeu sua ressonância e tom graves, passando a fazer parte do cotidiano político, sendo que a população praticamente não se move, principalmente pelo fato de não se informar. Muitos mal sabem o que acontece. É como diz uma amiga de trabalho: 'Quem vota no Lula não é quem compra o jornal para ler. Quem vota nele são aqueles que catam o jornal no lixo, nas ruas, pra vender e conseguir um trocado', e faz bem sentido.


3 comments:

Anonymous said...

Como estamos cult's hoje não! Repito, é por isso que se eu não passar aqui todo dia....passo mal! Beijos!

Claris said...

Estamos simplesmente analistas... como boas sagásticas e tequileiras que somos!

Gabriela Zago said...

O mito da imparcialidade das notícias.... acho que o jornalismo seria bem melhor se cada matéria assumisse um lado descaradamente... pior é ficar se fazendo de imparcial quando fica evidente que a matéria assume um dos lados da disputa :P
Alías, muito legal essa parte de seleção notícias do MRE :)