September 21, 2006

Eu torço é por elas



O Iêmen, o país mais pobre da península Arábica, realizou nesta quarta-feira as segundas eleições presidenciais de sua história, nas quais cinco candidatos, entre eles o presidente Ali Abdullah Saleh, no poder há 28 anos, concorrem à chefia do Executivo iemenita.Na quarta-feira também foram realizadas as eleições municipais, na qual concorrem 24 mil candidatos, incluindo 160 mulheres.Dos 20 milhões de habitantes do país, cerca 8,6 milhões, incluindo as mulheres, têm direito a voto.

O direito de voto às mulheres servem muitas vezes como resposta a visão que nós, ocidentais, temos do mundo Islâmico e da forma como as mulheres são tratadas. Elas têm o direito de escolher um novo representante para o seu país, mas muitas vezes não tem controle nenhum sobre a sua própria vida, sobre o seu casamento e sobre os seus direito. “ Mas as nossas mulheres podem votar!” dizem eles. Mas em Países como o Irã e Arábia Saudita a policia religiosa viaja as moças para ter certeza de que não estão usando nada anti-islamico ( Leia-se Ocidental) e se estão de acordo com o código de vestimenta. Em 2002 15 meninas morreram em Meca, a cidade sagrada dos muçulmanos durante um incêndio numa escola. Os policiais alegaram que elas não estavam vestidas de acordo com a Lei Islâmica, e por isso não foram resgatadas. Lá elas não podem votar. Não podem dirigir. Não podem aparecer em jormais ou meios de comunicação. Fora outras atrocidades tristes demais para serem contadas cometidas contras as mulheres pelo Talibã e pelas leis da Sharia. Mas o exemplo do Iêmen já um começo. Pois uma reforma Islâmica não parece que irá acontecer tão cedo... Mas O feminismo que mudou as relações sociais no mundo ocidental não conseguiu romper barreiras históricas no Oriente Médio. No entanto, pequenos avanços indicam que algumas das conquistas das mulheres começam a ser observadas em países conservadores. É esperar para ver.



Dica De livros da Titia Aly:
-Minha Briga com o Islã - Irshad Manji
-Lendo Lolita em Teerã - Azar Nafisi
- Eu, Safiya - Raffaele Masto
-O Livreiro de Cabul - Asne Seierstad

5 comments:

Claris said...

Arrasou!
Sabia!

Beijão super cheio de saudades, viu? Domingão de matar saudades está chegando!

Anonymous said...

Quiqui essas muié tão reclamando???

Cada uma tem a sua linguissa (Valeu Vander!) pra fazer churrasco sempre que quiser!

Os franceses, sempre que há um problema exclamam: "Cherchez la femme!"

Não vou falar da superioridade intelectual deles, mas eles têm mulheres lá também, elas também votam e... ainda assim a culpa é delas.

O negócio é juntar as mãos em prece e rezar pra reencarnar como homem numa próxima. Boas ações também contribuem. E eu, que já sou homem (a Clá pode confirmar pra quem duvidar), vou curtir o meu iluminado nirvana.

Claris said...

Acho que eu não entendi exatamente o tom do seu comentário.

Giovanna Vilela said...

muito bom seu texto!!!!

Anonymous said...

Adoro quando vc fala de temas diferentes, é por isso que eu sou viciada no zipadas!!! Beijos querida, de loura, pra loura! hahaha